sábado, 6 de junho de 2020

Ateu, mas nem tanto

Sou ateu desde os dezesseis anos. A verdade é que hoje em dia mais por hábito do que por convicção. É que chega um momento em que você simplesmente se desapega de suas crenças (ou não crenças, se preferirem) e assume uma postura de quase indiferença. “Quase” porque algumas coisas ainda vão te tirar do sério. Algumas coisas ainda me tiram. Por exemplo: proselitismo. Proselitismo é um negócio para o qual minha paciência não se estende nem a patrões.

Mas na maior parte é indiferença mesmo. Prova disso é que se um deus, qualquer um, descesse das alturas numa carruagem de fogo ou algo que o valha, cercado por um coral de anjos, em meio à abertura das Olimpíadas, eu simplesmente assentiria e diria, reflexivo:

“Veja só, então esse negócio existe mesmo...”

E não perderia meu sono por isso.

O que mudou dos meus dezesseis anos pra cá, creio, foi que a maturidade me trouxe algum estoicismo. Algum, veja bem, apenas o suficiente para ignorar certas coisas, e aceitar outras. Aceito a vida, aceito a morte; ignoro certos debates, certas opiniões.

Mas aqui vai uma confissão. Uma confissão sincera, à moda antiga: invejo os crédulos. De verdade. Tão verdade que vou repetir pra que não reste a mais liliputiana das dúvidas: invejo os crédulos. Sim, porque deve ser maravilhoso acreditar sinceramente, do fundo do coraçãozinho esquizofrênico, que um “papai” todo-poderoso, senhor de todas as coisas, está lá em cima, seja lá o que isso signifique, olhando por você. É magnífico, veja: um papai que pode tudo, que sabe tudo, que ouve suas preces e as atende, exceto quando entende que atendê-la não é o melhor pra você. Se você sofre, é porque é o melhor — papai quis assim —; se morre, é porque é o melhor — papai o quer junto de si; e daí por diante. Não tem como resultar em prejuízo emocional: afinal de contas papai está no comando, seja o que ele quiser. Ele é o diretor, eu sou apenas um peão. E ele não falha nunca. Tenho certeza que os crédulos dormem melhor do que eu. Por isso os invejo.